Alto Araguaia realiza Conferência Municipal de Educação

Alto Araguaia realiza Conferência Municipal de Educação
Apenas representantes de Alto Araguaia, Alto Garças e Tesouro marcaram participação no encontro Alto Araguaia, MT – A reunião definiria a criação do comitê definitivo da Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia ficou para uma próxima oportunidade com data ainda ser definida. Isso porque o encontro realizado essa semana no município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) contou apenas com representantes locais, de Alto Garças e Tesouro, num universo de 12 cidades margeadas pelo Rio Araguaia. Com a baixa participação dos municípios, os membros do pré-comitê definido em abril de 2013 farão um trabalho de divulgação em toda região para reforçar a importância do encontro. O trabalho contará com o envolvimento de técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA. [caption id="attachment_26326" align="alignright" width="319"]DSC05409 Reunião contou com representantes de três municípios num universo de 12 na região que são margeado pelo Rio Araguaia[/caption] O encontro realizado em Alto Araguaia tinha como proposta a criação do Comitê de Bacia do Araguaia, que visa implementar a lei de Política Nacional de Recursos Hídricos que institui os Comitês de Bacia Hidrográfica como órgãos que emitem pareceres, estabelecem normas e tomam decisões. É nos comitês que ocorrem as discussões e decisões no âmbito de cada bacia hidrográfica. “Nosso objetivo era organizar o comitê da Bacia Hidrográfica dos afluentes do Rio Araguaia, pois existe a dominialidade da água. O Araguaia é um rio de domínio da união. Quem toma conta do é o Ministério do Meio Ambiente juntamente com a Agência Nacional de Água - ANA, mas o Estado de Mato Grosso tem a competência de coordenar e gerenciar, junto com a sociedade e poder público, os rios que nascem e deságuam dentro do Estado. Estamos nos organizando para formar este comitê que tem o poder de tomada de decisão sobre qualidade e quantidade de água na região. A SEMA é o órgão coordenador gestor”, explicou Leonice de Souza Lotufo, gerente de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas, vinculado à SEMA. A estruturação do plano de bacia é de imprescindível importância para a região. O objetivo do trabalho de divulgação que será desencadeado junto aos demais municípios é justamente despertar a necessidade de criação urgente do comitê. “O comitê implementará o plano de bacia da região. Esse plano é estrutura para longo e médio prazo. A política de recursos hídricos é garantir água para as atuais e futuras gerações”, completou. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do município de Alto Araguaia, Jéfferson Berigo, lamentou o pouco envolvimento dos municípios da região, mas acredita que após a divulgação, o próximo encontro terá mais representantes e consequentemente formar-se-á a comissão. “Nosso interesse é de envolver todos os municípios da região. Por isso foi tomada a decisão de deixar esse encontro para uma nova ocasião. Temos que estruturar o nosso comitê”, destaca.